terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Contradança


© Márcia Sanchez Luz




(Img: Dançarina, de Zhaoming Wu)


Sou feito a bailarina que descansa,
entregue após a valsa que entristece
e que a faz, sorrateira em esperanças,
refrear o desejo que emudece.

Tão pouco sei de mim e de você!
(Do riso pulsa a veia latejante)
O espelho em que me vejo é tão clichê!
Reflete até o espaço itinerante!

Assim, quando acordar da contradança,
aguardarei o olhar que me envaidece
e que me faz corar e me enternece.

E entardecendo a dor que não fenece
meus olhos, de cansaço, vão se unir.
À espera, movimento não padece.


(Do livro "Porões Duendes")

28 comentários:

  1. Vou usar linguagem vulgar. Às vezes fala mais alto do que qualquer outra.
    Bota bailarina nisso!

    Beijo,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Ah, Márcia, que bela essa contradança!
    Minhas loas para vc jamais se esgotarão e enquanto me delicio com o esse maravilhoso soneto, repito: "Parabéns, minha Poetisa do coração!"

    Um bj

    ResponderExcluir
  3. Marcia
    Li com atenção os três últmos sonetos:
    Bailarina, Canção noturna e União. Nos três há uma pitada de angústia do amor, da atração pelo que um leve sensualismo que dá beleza às composições. Gostei muito. Sds. Milton Martins

    ResponderExcluir
  4. Márcia, nem vou falar da forma de seu soneto, pois é perfeita. O que salta à sensibilidade da gente é o seu dom de levar o leitor para dentro do universo que você aponta: aqui a gente dansa e sente tudo o que se passa com a bailarina. Há um elã, um enlevo que moblizam nossa atenção até eles relaxarem no descanso e silêncio do fim da música e do movimento.

    ResponderExcluir
  5. Beleza, Marcinha. Minhas felicitações!

    ResponderExcluir
  6. Estimada Poetisa Márcia, toda vez que leio um Soneto seu, é motivo de oblação, tal requinta de suas letras Poéticas, aqui novamente nos brinda com Contradança, magnificamente lírico!
    Obrigada por podermos partilhar de suas obras literárias,
    com admiração,
    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  7. Jorge, é nesta linguagem, dita vulgar, que as pessoas se comunicam verbalmente. Assim, por que não usá-la também na comunicação escrita?
    Obrigada por ter vindo.

    Beijos

    Márcia

    ResponderExcluir
  8. Lígia, minha querida, agradeço de coração por suas palavras, sempre gentis e carinhosas. Sua presença me deixa muito feliz, viu?

    Beijos

    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Milton, creio que amar, assim como viver, é por vezes angustiante, apesar de delicioso.
    Obrigada por sua leitura cuidadosa e pela visita.

    Márcia

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, Aracéli! Fico feliz demais em saber que "Contradança" teve este efeito em você.
    Você foi fundo na leitura do soneto - Sua afirmação "descanso e silêncio do fim da música e do movimento" é abrangente, se aplica a diversas situações da vida... ;-)

    Beijos, minha querida.

    Márcia

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Cicero. Volte sempre, pois sua presença é muito bem-vinda.

    Abraços

    Márcia

    ResponderExcluir
  12. Eu é que agradeço por sua presença e pelo carinhoso comentário, Efi.

    Beijos

    Márcia

    ResponderExcluir
  13. Olá, Márcia,

    Adoro sonetos...não é a minha forma preferida para escrever!
    Mas para ler, memorizar, pensar, para mim, são os melhores!

    Parabéns pela sua arte!

    Abraço

    www.pedradosertao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Márcia,
    é muita candura e ternura na sua poesia, você não é uma bailarina que baila e mexe com a nossa sensibilidade, mas um anjo que faz aflorar a nossa emoção. Parabéns, bailarina das palavras!

    ResponderExcluir
  15. Márcia Forte e denso, e ao mesmo tempo, gracioso e frágil...
    Retrata o "eterno feminino" que nós muitas vezes não entendemos, ou sequer conhecemos. E não lamenta, fala "de cima"... Não se humilha, se dignifica. Gostei!
    Beijos, minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  16. Márcia querida:
    Vc fez um bom trabalho, na verdade, um belo soneto. E é interessante observar que, apesar do suporte fixo, o soneto é uma forma que pode ser revisitada e revigorada. Já cometi alguns, também. E acho que “acertei a mão” em duas vezes.
    E nunca me esqueço do Livro de Sonetos, do Jorge de Lima. Ele fez, radicalmente, isso que falei aí acima. Volte a ele e dê uma espiada. Vale a pena.
    Abração fraterno
    rubens

    ResponderExcluir
  17. Maristela, grata por sua visita. Fui conhecer seu blog e gostei do que vi. Voltarei mais vezes para conhecer melhor seu espaço.

    Abraços

    Márcia

    ResponderExcluir
  18. Araceli (Pedra do Sertão), muito obrigada por sua presença. Escrever sobre o que sentimos, vivenciamos e percebemos é sempre muito bom, não importa a forma.

    Abraços

    Márcia

    ResponderExcluir
  19. Mauro, você é muito gentil! Estou comovida com a generosidade de suas palavras.
    Obrigada, do fundo do coração.

    Márcia

    ResponderExcluir
  20. Caio, você é de uma sensibilidade que comove! Acredito que entenda - e muito - do "eterno feminino"...caso contrário, não faria a leitura que fez de "Contradança" ;-)
    Obrigadíssima por seu carinho.

    Beijos

    Márcia

    ResponderExcluir
  21. Rubens, fazer soneto é sempre um desafio delicioso, tanto em sua forma clássica como na pós-moderna... Quem conhece as regras sabe quebrá-las, como o fez tão bem Jorge de Lima.
    Agradeço pelo carinho de sua leitura e por honrar-me com sua presença.

    Um grande abraço

    Márcia

    ResponderExcluir
  22. Cada passo um acorde para vida, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  23. OS POEMAS DA QUERIDA AMIGA MARCIA SÃO PEROLAS RARAS NUM OCEANO DE FALSOS POETAS QUE COPIAM E CRIAM O QUE NÃO É NEM POESIA NEM LITERATURA. PARABENS POR SUA SENSIBLIDADE E POR COLOCAR EM PALAVRAS SENTIMENTOS E EMOÇÕES RARAS E ESPECIAIS. DO AMIGO ROBERTO ROMANELLI MAIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, agradeço de coração pela generosidade de suas palavras.
      Abraços, amigo.

      Excluir
  24. Todos sabem que há no chamado “meio literário” a contracorrente linguística (um certo desvio na estrutura da língua portuguesa) de chamar poetisas de qualidade de "poeta", pondo o termo como comum de dois gêneros (muito provavelmente partindo do famoso poema de Cecília Meireles, em que ela se diz poeta). Mas isso, a meu ver, se deve simplesmente à característica masculina do idioma: quando dizemos “Todo homem é igual em direitos e obrigações”, abarca-se homens e mulheres. Entretanto, fazer o quê? Tende-se à divisão “mulher poeta” e a simples “poetisa”, esta última como sendo qualquer mulher poetastra.

    Esta breve introdução, faço-a despretensiosamente, sem obviamente o desejo de ir fundo na questão; é somente para dizer o seguinte sobre Márcia Sanchez Luz:

    Ela é POETA: pois primeiro arquiteta a si e ao mundo utilizando-se de projetos inteligentes, refletidos, estando acima da questão controvertida acima disposta – pois que hoje sabemos valer verdadeiramente a capacidade profissional da pessoa, não importando se é homem ou mulher; depois, Márcia edifica a verdadeira poesia com materiais-palavras de construção de qualidade e fortaleza; e então, por final, para e mira sua obra, a flertar com a excelência que os gênios da arte exibem com naturalidade.

    Mas Márcia também é POETISA, sim, a quebrar o paradigma das tendências ordinárias e superficiais, por ser ela toda feita de feminilidade, mas de feminilidade séria, não piegas, exacerbando da sensibilidade própria das mulheres fêmeas na alma, e que não têm medo de mostrar isso a quem quer que seja. Assume o risco por saber quem é e a que veio, por estar completa em si, no âmago, em sua intelectualidade.

    Ao sonetar ininterrupta, digna e belamente, Márcia demonstra-nos, então, como é possível sermos livres diante dos aprisionamentos da vida, a que todos estamos submetidos. Ela consegue transitar plenamente liberta na difícil forma fixa que a espécie de poema que ela mais domina normalmente impõe. Sua poesia tem técnica e sensibilidade, é arquitetura e paixão: por isso Márcia Sanchez Luz é, para mim, POETA e POETISA!

    Fabbio Cortez

    ResponderExcluir
  25. Fabbio, demorei um tanto a responder porque fiquei (ainda estou) de queixo caído e extremamente comovida com suas palavras. Só tenho a lhe agradecer por esta demonstração de carinho, pela gentileza de seu texto, por tornar meu dia ainda melhor. São pessoas como você que fazem a diferença nesta vida! Obrigada, do fundo do coração!
    Em tempo: pretendo, logo no começo da semana, publicar seu texto no Repercussão Literária, não como comentário, mas como postagem.

    Afetuoso abraço

    Márcia

    ResponderExcluir